O Vesúvio é bem mais que uma montanha silenciosa e pacífica, trata-se de um vulcão mítico, que é quase um ícone desta região do Sul de Itália, conhecido sobretudo pela enorme erupção no ano 79 d.C., que soterrou as cidades vizinhas, matando milhares de pessoas, como em Pompeia, que ficou completamente coberta pelas cinzas e fragmentos de rocha projetados pelo vulcão, ou na cidade de Herculano, que ficou coberta por um manto de lamas vulcânicas que escorreram pelas encostas.
A subida até à cratera do vulcão faz-se por trilhos sinuosos e bastante inclinados, num enorme esforço durante toda a escalada, sobretudo se for na hora do calor, mas a paisagem envolvente é bastante compensadora e, por isso, fazendo algumas paragens, lá vamos subindo, pouco a pouco.
Chegados ao todo da montanha podemo-nos juntar a um dos guias locais que nos dá algumas explicações históricas e científicas sobre o vulcão, deixando-nos depois sozinhos para explorarmos o contorno da imensa cratera.
Os estratos rochosos que constituem as paredes da chaminé do vulcão são perfeitamente visíveis, servindo de atração a geólogos que pretendam estudar os fenómenos vulcânicos, ou como curiosidade para os muitos turistas que visitam o diariamente este vulcão.
A abertura do vulcão é enorme e bastante profunda, com um diâmetro de 550m, dando uma sensação ameaçadora, sempre que observamos o seu interior. Talvez por isso, quisemos ficar demoradamente em cada ponto de observação a disfrutar dessa impressão algo assustadora, mas também de fascínio, não só pela singularidade geológica daquela enorme cratera, mas sobretudo por aquilo que ela representa e pela carga histórica que lhe está associada.
Terminámos assim a visita a um vulcão que simboliza muito para além das suas características geológicas, o Vesúvio é sobretudo um marco desta região, pela sua história insuperável de devastação e morte.
Mais tarde, já do interior das ruínas de Pompeia, voltámos a contemplar a silhueta do Vesúvio, uma montanha que nos parece ser completamente inofensiva, mas que, na realidade, continua a ser um monstro adormecido, que poderá acordar a qualquer momento.
Nenhum comentário:
Postar um comentário