segunda-feira, 16 de abril de 2012

A desilusão parmegiana - Parma


Uma grande desilusão... foi a principal sensação que me ficou da cidade de Parma. Mas talvez a culpa tenha a ver com a concorrência fortíssima das cidades que acabámos de visitar há poucos dias, quando andámos por Pádua, Bolonha e, sobretudo, Veneza, e depois chegamos a Parma e já pouca coisa nos fascina. E o facto de estar um dia cinzento e chuvoso também não terá ajudado nada.

Mas como esta é também a cidade do delicioso prosciutto di Parma e do famoso formagio parmegiano, contava, pelo menos, poder degustar essas iguarias, mas nem isso me calhou, talvez por azar, mas não encontrámos nenhum local suficientemente apelativo onde pudéssemos provar in situ aquelas especialidades locais.

Mas ainda assim não deixámos de fazer a visita à cidade passando pelos locais mais interessantes, que se dispõem num centro histórico bastante pequeno, o que faz com que o percurso necessário para conhecer a cidade seja relativamente curto, pouco mais de 3km. Assim, fomos percorrendo a malha de ruas do centro, onde é visível a arquitetura clássica que a cidade vai revelando, sempre na direção da praça mais monumental da cidade, a Piazza Duomo.

E foi ali que encontrámos os monumentos mais belos e interessantes de toda a cidade, o Duomo, o Batistério e o Palácio Episcopal, que formam um conjunto arquitetónico preciosíssimo que preenche a pequena Piazza Duomo.

O Duomo da cidade, também conhecido como Catedral de Santa Maria Assunta, com as fachadas em estilo românico, típicas das igrejas das cidades do Norte de Itália. No interior o estilo românico é ainda predominante, embora algumas das partes principais, como a nave central e a cúpula, tenham sofrido várias intervenções renascentistas e algumas das capelas laterais tenham sido mais tarde reformuladas em estilo gótico.

O Batistério, um templo lindíssimo dedicado ao ritual batismal, faz conjunto com a Catedral de Parma numa junção entre a arquitetura românica e a arquitetura gótica. Foi construído ao longo do século XIII, sob a inspiração do estilo gótico. O material dominante nas fachadas é o precioso mármore rosa de Verona, que muito contribui para uma beleza arquitetónica incontestável, que faz deste monumento o mais marcante de toda a cidade de Parma.

O dia estava chuvoso e a Piazza Duomo completamente vazia, e sem as cores que um dia de sol poderia fazer realçar, os dois monumentos não mostravam a beleza que uma arquitetura tão valiosa deveria revelar. Resolvi então fazer esta foto apenas em tons de sépia, para que os contornos fossem visíveis e a imagem revelasse um requinte semelhante àquele que nos era mostrado no local... um espaço solene, quase intimista, vazio e silencioso, sem cor e sem movimento.
Terminámos uma visita curta e pouco inspiradora a esta cidade de Parma, à exceção dos breves momentos que passámos na Piazza Duomo, e deixámos a cidade sem entusiasmo e sem alegria… na verdade, não me conformava com a ideia de que não poder provar umas fatias suculentas do afamado prosciutto di Parma, nem um daqueles queijos gigantes, que parecem pneus, e de onde se vão retirando pedaços do belo formagio parmegiano… nada disso aconteceu, uma tremenda desilusão, portanto!

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