quinta-feira, 19 de abril de 2012

O glamour da Riviera italiana - Portofino


No extremo de uma península montanhosa na Riviera italiana, a cerca de 30km de Génova, desenha-se uma enseada onde repousa a pitoresca aldeia de Portofino, que é também uma marina natural lindíssima, ornamentada pelos contrastes entre as casas pintadas nas cores pastel da Ligúria, o azul forte das águas do Mediterrâneo e as encostas matizadas de verde viçoso. 

Na minha última chegada a Portofino o dia acordava com o céu nublado e a aldeia adquiria um aspeto melancólico e algo diferente do que se espera duma zona balear como esta. Relembrou-me uma referência cinematográfica que me leva sempre a este lugar, o filme Al di là delle nuvole (Para além das nuvens), um conjunto de quatro contos encantadores, criados de forma sublime por Michelangelo Antonioni. E a memória leva-me ao segundo conto, onde Portofino surge cinzento e enevoado, como cenário para as cenas de um amor impudico, entre Sophie Marceau e John Malkovich.

E saindo do cinema, mas ainda fora do mundo real, Portofino era também a referência das passerelles internacionais por onde passavam as super top-models, nos desfiles que davam na televisão portuguesa, realizados em plena Piazza Martiri dell'Olivetta, a praça principal junto à baía que banha a aldeia.

Depois havia ainda uma recordação muito pessoal, daquilo o meu pai me dizia sobre este local, um dos que mais tinha gostado de tudo o que visitou em Itália, o que sempre me deixou curioso sobre este lugar, aparentemente um pequeno e quase insignificante povoado, mas que seria certamente muito especial.

E foram todas essas imagens e essas referências que me acompanharam e estimularam de todas as vezes que percorri as ruas de Portofino... nunca era apenas aquele momento que ali estava a ser vivido, havia sempre todo um lastro de memórias, algumas seriam pouco mais que imaginação, mas que me faziam sentir que estava num local que me era sempre familiar. 

Mas, em qualquer dos casos, de cada vez que chegamos a Portofino, torna-se incontornável a beleza daquele local... e não são precisas memórias ou referências ao cinema para reconhecer que estamos perante um lugar mágico e encantador.

E ao sair do centro, requintado e glamouroso, seguindo pelo paredão que contorna a baía, podemos escalar os trilhos que nos levam até ao topo da colina do lado Poente, e daí contemplar a melhor paisagem que Portofino nos pode oferecer...
onde a beleza da aldeia se torna tão evidente que é inevitável que nos deixemos deslumbrar de uma forma quase apaixonada.
Carlos Prestes




Nenhum comentário:

Postar um comentário