Continuando pelas estradas sinuosas da Riviera num percurso de cerca de 10km desde Rapallo, chegámos a Camogli, uma das muitas praias que esta zona vai oferecendo ao longo de toda a costa até Génova. No entanto, embora os locais sejam bastante charmosos as praias não se aproximam do nosso conceito daquilo que é uma praia. Além de não haver areia branca, e às vezes nem há mesmo areia, as praias são praticamente privadas, porque a grande maioria do espaço fica ocupada pelos concessionários que criam uma espécie de esplanadas com espreguiçadeiras, e nada se assemelha à imagem habitual das nossas praias. Além disso, durante o Verão estas praias ficam apinhadas de banhistas e o local perde grande parte da sua beleza, por isso esta zona torna-se claramente mais bonita e interessante fora da época alta, como foi o caso das nossas duas últimas viagens, ambas na Primavera.
Das várias zonas balneares desta costa escolhemos Camogli, por ser muito mais do que uma simples zona de praia, mas sim uma vila já com alguma dimensão e bastante interessante, sobretudo pela sua arquitetura tão pitoresca, que se desenvolve ao longo de toda a praia e na baía do porto.
Já junto à praia encontramos um calçadão pedonal, a Via Giuseppe Garibaldi, cheia de restaurante e gelatarias, que se estende numa extensão de cerca de 400m, começando por ser apenas uma ruela por entre as casas, mas que, depois, já junto à praia, percorre toda a baía até ao lado oposto onde se ergue a Basilica di Santa Maria Assunta, construída sobre uma pequena península rochosa que separa a praia do porto da marina.
A beleza do interior desta pequena basílica é bastante afamada e faz parte dos registos, mas certamente nada é mais singular e mais precioso nesta igreja do que a beleza do seu edifício naquele enquadramento tão pitoresco, entre as casas coloridas e o azul do Mediterrâneo.
Atravessando a zona da península em que se ergue Basilica di Santa Maria Assunta chegamos a uma outra baía, ocupada por uma marina e pelo porto de pesca, totalmente rodeados por edifícios idênticos aos demais desta vila, conferindo a este porto um aspeto pitoresco e uma paisagem muito peculiar, que não se encontra noutros locais, mesmo aqui em Itália.
Nenhum comentário:
Postar um comentário