domingo, 8 de abril de 2012

Gallerias Vittorio Emanuele - Milano


Em plena Piazza Duomo encontramos as requintadíssimas Gallerias Vittorio Emanuele onde se concentram algumas lojas das marcas mais luxuosas do mundo da moda.

Entrámos e atravessámos as galerias bem devagar, contemplando e usufruindo do ambiente extraordinário que ali se encontra, numa verdadeira representação do glamour italiano.

Para apreciar toda aquela tentação, arriscámos mesmo uma pausa demorada num dos cafés mais chiques da galeria, o café Gucci, onde nos deixámos ficar apreciando o palpitar daquele espaço, que é bem mais do que um conjunto de galerias comerciais. Trata-se de um verdadeiro colosso artístico e arquitetónico e que funciona como um autêntico templo do requinte e do luxo, e que é também uma marca da cidade e dos seus habitantes.

As galerias são uma homenagem ao antigo rei de Itália durante o século XIX, Vittorio Emanuele II, também apelidado pelos italianos como o Pai da Pátria, por ter unificado a Península Itálica. O complexo foi construído no final do século XIX e é formado por duas galerias dispostas perpendicularmente, que se cruzam numa praça central coberta por uma enorme e majestosa cúpula envidraçada. A galeria principal, com cerca de 200m, foi concebida como um corredor coberto para ligar a Piazza Duomo à Piazza della Scala, a meio da qual se dá a interceção com a galeria secundária, com 100m de comprimento.

O espaço é conhecido pelos habitantes da cidade como “Il salotto di Milano”, ou seja, a sala de estar dos milaneses, devido ao ambiente chique e acolhedor dos cafés e restaurantes que se estendem em esplanadas ao longo do pavimento exterior, sempre coberto pelas magníficas cúpulas revestidas a vidro, e forrado com uma seleção de mármores decorativos com grande requinte. Atualmente, esses restaurantes e cafés são sobretudo polos de concentração de turistas, mas são ainda os mesmos desde a abertura das galerias, e são por isso verdadeiros clássicos desta cidade.

Carlos Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário