O percurso pedonal pelos diversos bairros da cidade pode consumir um dia completo, mas claro, será em função do ritmo que seja imposto. De qualquer forma, onde e quando quisermos interromper a caminhada, voltando ao hotel, não será necessariamente obrigatório percorrer a pé todo o caminho de volta, o que poderá ser penoso.
Mas para esse regresso ao hotel, ou à estação ferroviária, e a posterior volta para retomar o percurso, podemos recorrer a um dos muitos Vaporettos que percorrem o Grande Canal. O Vaporetto é uma embarcação típica da cidade de Veneza e é também o principal meio de transporte entre os vários bairros, através do Grande Canal e no acesso às várias ilhas que formam a cidade. Existem em Veneza 19 linhas regulares destas embarcações.
Os preços para viajarmos nestes barcos não são baratos, sobretudo se for uma família grande, o que faz com que a alternativa de fazermos a volta de regresso caminhando seja bastante razoável, até porque caminhar em Veneza é sempre um enorme prazer. De qualquer forma, nem que seja pelo menos uma vez, recomendo um trajeto neste tipo de barco tão característico da cidade de Veneza, que foi tantas vezes imortalizado no cinema, nos muitos filmes que foram rodados nesta cidade fabulosa.
A história dos Vaporettos acompanha a história mais recente da própria cidade, sendo que, as antigas embarcações que executavam este serviço funcionavam mesmo a vapor… o que serviu de inspiração para que os barcos atuais, embora com motores diesel, sejam chamados de Vaporettos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário