quarta-feira, 11 de abril de 2012

Punta San Vigilio - Lago di Garda


Saídos de Verona rumo à região dos Alpes italianos passámos o dia junto às margens do Lago de Garda, o maior dos lagos alpinos italianos, localizado ao longo das regiões de Trentino, Veneto e Lombardia. Todo o espaço envolvente é formado por paisagens magníficas, onde dominam o azul forte das águas do lago e o verde das montanhas que o rodeiam, mas encontramos também algumas aldeias pitorescas encaixadas ao longo das margens, e até pequenas cidades, como a Cittá di Garda, uma espécie de capital desta zona do lago que fica mais a Sul.

O lago é imenso e é bastante utilizado como zona balnear, o que justifica a existência de hotéis, pousadas e parques de campismo, como se estivéssemos numa região de praia. Nesta altura, na Primavera, o ambiente era ainda calmo, apenas com visitantes na procura do usufruto das paisagens e do desporto, naturalmente desportos náuticos, mas também outros desportos de ar livre, como caminhadas, parapente entre outros.

A apenas 3 km da cidade de Garda encontramos a Punta San Vigilio, um dos lugares mais encantadores do lago. Constituída por um aglomerado de edifícios históricos numa pequena península, é ocupada maioritariamente pela charmosíssima Villa Brenzone, mas inclui ainda outros edifícios, como uma igreja do século XII, dedicada a San Vigílio, uma marina para pequenas embarcações e um edifício histórico de dois pisos, com vista para a marina, onde funciona um hotel de charme, o Locanda San Vigili, que inclui um restaurante e uma taverna que podemos frequentar, mesmo não sendo hóspedes do hotel... e é dessa forma que podemos entrar no domínio desta propriedade que é privada.

A Villa Brenzone é composta por um edifício clássico com a fachada principal voltada para o lago, localizado no meio de um jardim repleto de arbustos, plantas ornamentais e estátuas de mármore, e guarda vários anos de histórias de encantar, como referem algumas lendas sobre este local… que terá sido um polo de inspiração para artistas e filósofos e terá servido para selar e celebrar novos e antigos amores, como com os atores Lawrence Olivier e Vivien Leigh que estão na lista de hóspedes ilustres, tal como outras figuras ainda mais célebres que por lá passaram, como Napoleão, o Czar Alexandre II, o Príncipe Charles ou Winston Churchill… todos eles estarão na lista das pessoas que procuraram refúgio das suas vidas stressantes no paraíso de San Vigilio.

E a nós sobra-nos a possibilidade nos deixarmos por lá ficar algum tempo, de experimentar o restaurante ou a taberna, esta com menus menos proibitivos, e de tentar procurar, ou imaginar, alguns sinais ocultos de um sem número de histórias de encantamento que ali foram vividas.

Carlos Prestes


Nenhum comentário:

Postar um comentário