Na margem Norte do Grande Canal, junto à Ponte de Rialto, encontramos algumas das atrações da cidade menos famosas, mas igualmente interessantes. Como exemplo, temos a praça do Campo San Giacomo di Rialto, onde se destaca a igreja com o mesmo nome, mas também chamada por Chiesa di San Giacometo.
É conhecida por ser a igreja mais antiga da cidade de Veneza e a sua história sempre esteve ligada ao Mercato di Rialto. O seu aspeto é bastante singular, resultado da época da sua construção, com uma pequena torre do sino, em vez daqueles campanários enormes de outras igrejas da cidade. Aqui a torre é pequena, está incorporada na fachada e exibe um enorme e belíssimo relógio que, durante séculos, foi utilizado como referência para os horários praticados no mercado.
O Mercato di Rialto estende-se desde a ponte e está concentrado junto à margem do canal e naquela que é conhecida como a praça do mercado, o Campo de la Pescaria, mas atravessa também a própria praça do Campo San Giacomo.
A zona principal, junto à margem, funciona como mercado de peixe e mercado de frutas e vegetais, enquanto os espaços envolventes oferecem sobretudo a venda de artigos tradicionais e souvenires, mais procurados atualmente pelos turistas.
Trata-se de um mercado único e muito típico, onde circula uma multidão animada que se faz da mistura de turistas, venezianos e comerciantes, para comprar e vender, ou apenas para vaguear por entre milhares de vozes que animam este local pitoresco de muitas cores e muitos aromas.
Nenhum comentário:
Postar um comentário