sábado, 14 de abril de 2012

O Grande Canal


A cidade de Veneza desenvolve-se sobretudo numa ilha completamente rasgada por múltiplos canais e dividida ao meio, de forma sinuosa, por um canal que se destaca dos demais por ser bastante maior, e que é, naturalmente, chamado de Grande Canal.

As margens deste canal são uma espécie de primeira linha, quando pensamos em construções junto ao mar. A proximidade do canal constitui sempre a zona mais nobre de cada bairro, por isso, é ali que encontramos os grandes e luxuosos palazzos da cidade, que se vão sucedendo ao longo dos quase quatro quilómetros da sua extensão, proporcionando paisagens extraordinárias e completamente exclusivas, só possíveis de encontrar no canal principal desta magnífica cidade.

Na maioria dos bairros venezianos o Grande Canal surge sempre como se fosse a avenida principal, onde desaguam muitos dos outros pequenos canais e onde encontramos a verdadeira palpitação da cidade, com a cor e o movimento de uma cidade viva, e que não é só dos turistas.

Um exemplo do esplendor do Grande Canal é o que encontramos na Riva del Vin, a muralha da margem Norte que nos conduz até à Ponte de Rialto, completamente preenchida por esplanadas, sempre com uma enorme afluência, numa envolvente emoldurada pelas águas do canal, pelos característicos palazzos venezianos e pela presença de ancoradouros em paliçadas com toda a variedade de embarcações, onde se destacam as típicas gôndolas… que magnífico conjunto.

Carlos Prestes

Nenhum comentário:

Postar um comentário