quarta-feira, 18 de abril de 2012

Rapallo, à entrada da Riviera


A cidade de Rapallo é a maior da zona da Riviera italiana e serve muitas vezes como base para visitarmos os locais mais interessantes desta região, mas não deixa de ser também uma cidade bastante bonita que merece ser visitada por si só.

A cidade desenvolve-se em torno de uma baía circular com cerca de 500m de diâmetro e apresenta um centro histórico muito característico, também com os edifícios coloridos, tanto os mais clássicos como até os mais modernos.

Tivemos o primeiro contacto com Rapallo já à noite, quando saímos para jantar depois de regressarmos das Cinque Terre e ficámos encantados com a quantidade e qualidade de restaurantes que a cidade disponibiliza, sempre com um ambiente muito agradável e acolhedor. São restaurantes para todos os gostos e todas as bolsas, sobretudo com uma oferta à base de peixe e marisco, principalmente ao longo da marginal que delimita a baía e que se torna esplendorosa, sobretudo durante a noite, quando é particularmente marcada pela presença de um castelo iluminado sobre uma pequena língua de terra que invade o mar junto à costa.

Entrámos mais tarde no centro histórico onde percorremos a malha de ruas apertadas entre os prédios típicos que formam esta zona da cidade, até encontrarmos o hotel onde iríamos ficar. Desta vez, cometemos a imprudência de escolher um hotel bem no centro histórico da cidade, na praça principal, a Piazza Cavour, junto à Basílica dei Santi Gervasio e Protasio, no último andar de um prédio antigo, pintado a amarelo caril, mesmo ao lado da torre da basílica… onde começaram a martelar vigorosamente os sinos a cada hora da manhã, que era ainda madrugada.

Mas, ao amanhecer, ao tomarmos o primeiro cappuccino do dia numa esplanada que nos oferecia a magnífica imagem da torre da basílica, esquecemos o sono agitado e sentimo-nos compensados por podermos estar ali àquela hora, e poder aproveitar toda aquela envolvente.


Voltar à página inicial de Itália



Nenhum comentário:

Postar um comentário