No bairro de Dorsoduro, localizado numa pequena península à frente da zona de São Marcos, surge um dos recantos imperdíveis da cidade de Veneza. Atingimos essa zona da cidade atravessando o Grande Canal pela Ponte dell’Accademia e deliciamo-nos com as imagens que nos são oferecidas naquela pequena língua de terra, rasgada por bonitos canais, e que termina numa extremidade chamada de Punta de la Dogana (ou Ponta da Alfândega). É daqui que a paisagem sobre a Piazza di San Marco é mais marcante o que faz deste local um ponto de passagem imprescindível.
Mas o interesse deste bairro não se confina às belas vistas sobre San Marco, todo o bairro é bastante bonito e mais desafogado, por não atrair os turistas de uma forma tão maciça, como acontece noutras zonas. E é neste mesmo local, em plena Punta de la Dogana, que se ergue um monumento que é também um ex-líbris e uma das imagens de marca da cidade, a grandiosa Basílica de Santa Maria della Salute.
Com a sua cúpula magnífica, a Basílica de Santa Maria della Salute domina a paisagem de toda aquela zona desde o século XVII, quando foi construída. A sua origem está associada à pior fase da história de Veneza, quando os seus habitantes foram dizimados devia à peste negra, a Basílica surgiu como promessa do patriarca e do Doge (governante) da cidade, de que iriam erguer uma igreja e dedicá-la à Virgem Santíssima, quando a cidade fosse declarada livre daquela enfermidade. A igreja serviria assim para perpetuar a memória de gratidão pública à Virgem por esse benefício.
Quando a epidemia da peste negra terminou tinham morrido 80.000 venezianos, entre os quais morreram também o Doge e o patriarca. Ainda assim, em 1631 começou a ser construída na Punta della Dogana a primeira edificação que, após diversas alterações, ampliações e restauros, corresponde à Basília que hoje lá encontramos
A Basílica é de uma enorme beleza arquitetónica, sobretudo pelo enquadramento com a sua envolvente, o que não é totalmente percetível quando nos encontramos junto aos seus portões de acesso, é sobretudo a partir do bairro de São Marcos que a Basílica se torna visível em toda a sua dimensão e é daí que surge mais bonita e majestosa e, claramente, uma das mais belas igrejas de toda a cidade.
Nenhum comentário:
Postar um comentário