A partir de Manarola a aldeia seguinte é a de Corniglia, mas esta é a única das cinco aldeias que não tem acesso direto por comboio. Embora no mapa ferroviário a linha passe muito próxima da aldeia, na verdade, enquanto Corniglia fica no alto de uma montanha rochosa, o comboio cruza essa mesma montanha, mas através de um túnel, quase ao nível do mar.
Desta forma, quem quiser visitar Corniglia deve continuar até à próxima paragem de comboio, já na aldeia de Vernazza, e daí apanhar um autocarro que faz o percurso de cerca de 6km até ao alto da encosta, e assim, poder visitar a aldeia de Corniglia. No final da visita deverá depois fazer o trajeto inverso.
Corniglia é claramente a aldeia menos interessante das cinco e, por isso, a maioria dos visitantes acabam por nem ir lá, devido a toda a logística que é necessária. De qualquer forma, e para quem decida fazer esta visita, saiba que, mais interessante do que entrar e visitar a aldeia de Corniglia, será a paisagem durante o percurso de autocarro, em que é possível contemplar de vários ângulos as bonitas imagens ao longe da própria aldeia.

Carlos Prestes
Nenhum comentário:
Postar um comentário