A zona da Riviera é uma das mais elegantes e glamourosas de Itália, sobretudo Portofino, um local que me encantou logo na primeira visita, ainda nos anos 80, o que me fez lá voltar depois disso mais três vezes.
São cidades, ou aldeias, com grande charme, embora sejam frequentadas de forma massiva na época balnear, apesar das praias não terem a qualidade a que estamos habituados no nosso país e, muitas delas, serem privadas.
Mas para além dessa afluência mais popular em época alta, a Riviera é também o local de concentração das grandes fortunas, de Itália e de França, tal como a Riviera francesa, por onde circulam nos seus Bentleys ou Ferraris, entre os campos de golf e os restaurantes de altíssimo nível e pelas marinas apinhadas de barcos de luxo. Atrizes, top-models e milionários, numa combinação comum, são alguns dos frequentadores desta zona que tem uma arquitetura preciosa, que consegue misturar a traça pitoresca da Ligúria com toda uma envolvente luxosa.
E nós, turistas portugueses, tentamos experimentar o luxo e o charme de alguns locais, mas sem direito a andar de Ferrari e sem nos esticarmos muito nos restaurantes, ou entrar nas festas privadas dos iates da marina. Mas, ainda assim, é um local onde nos conseguimos sentir bastante bem e tem uma oferta tão grande de restaurantes e esplanadas, que nos permite pairar entre o luxo e a realidade sem nos sentirmos diminuídos.
Mas a principal marca desta zona de Itália e que se vai revelando em cada baía que se forma ao longo da costa, são as paisagens magníficas do contraste entre o mar e a serra, o azul das águas do Mediterrâneo e as encostas verdejantes adornadas pelas casas, por vezes casas de luxo, sempre coloridas com aqueles tons quentes, tão típicos desta zona da Ligúria.

Nenhum comentário:
Postar um comentário