segunda-feira, 9 de abril de 2012

La Piazza del Signori Dante - Verona


Ao longo de uma caminhada aleatória que fizemos pelas ruas da zona medieval da cidade de Verona, cruzámos várias ruas e praças típicas, onde se encontram os palácios e as igrejas mais importantes da cidade.

Percorrendo a Via Santa Maria in Chiavica, uma rua pedonal cheia de turistas e com bastante comércio local, chegámos até à Chiesa Santa Maria Antica e, logo depois, entrámos na Piazza dei Signori, uma das praças mais emblemáticas da cidade de Verona.

A Piazza dei Signori, também conhecida como Piazza Dante, foi criada na Idade Média na zona do antigo mercado, onde foram depois nascendo, ao longo dos anos, alguns edifícios monumentais ligados entre si por arcadas e galerias.

Durante séculos criou-se um hábito, que virou tradição, em que a Piazza Dante era ocupada à noite de todas as quartas-feiras por centenas de jovens e estudantes universitários que escolhiam aquele local como espaço de encontro e socialização, incluindo guitarradas, cânticos e danças, que foram evoluindo em função das modas e hábitos das décadas que foram sendo atravessadas. A utilização da praça com este fim estabeleceu-se rapidamente como um fenómeno social de Verona, envolvendo cada vez mais pessoas e, partir das últimas décadas, atraindo também os turistas que visitam a cidade e que têm conhecimento desta tradição.

A praça encontra-se emoldurada por vários edifícios e monumentos de enorme beleza e de grande importância histórica e artística, que encerram algumas das principais páginas da história da cidade.

O Palazzo Loggia del Consiglio, um edifício renascentista magnífico, foi construído na segunda metade do século XV como local para reuniões do conselho da cidade. O palácio é lindíssimo e é mesmo considerado um dos mais belos edifícios da Renascença de todo o Norte de Itália. A parte superior da fachada principal ostenta frescos em tons de ocre e beirados decorados com várias estátuas. As arcadas da galeria e as janelas duplas em arco, estão contruídas em mármore trabalhado, conferindo ao palácio um design requintado, que se encontra ainda num ótimo estado de conservação.

Mas o principal símbolo deste espaço é a imponente estátua de Dante, que confere à piazza a sua imagem de marca. A estátua, construída em mármore de Carrara por Ugo Zannoni, representa a imagem de Dante Aglighieri, o grande poeta de língua italiana, autor da Divina Comédia, que foi acolhido na cidade Verona durante seu exílio de Florença. A estátua que está apoiada num pedestal no centro da praça, tem uma envergadura de três metros e o seu modelo original, mais pequeno e feito em bronze, encontra-se preservado na coleção da Galleria D'Arte Moderna, no Palazzo Forti, um dos edifícios da envolvente da Piazza dei Signori.

Carlos Prestes



Nenhum comentário:

Postar um comentário