Saindo de Praça de São Marcos continuámos com destino às restantes ruas e canais do próprio bairro de San Marco e entrando também pelo bairro vizinho do Castello.
Logo um pouco depois da Piazza, seguindo pela Riva degli Schiavoni, cruzamos um canal chamado Rio de Palazzo ou Rio de Canonica, conhecido pela famosa ponte que o atravessa, il Ponte dei Sospiri.
Trata-se de uma belíssima ponte inspirada na arquitetura renascentista italiana, feita em calcário branco, com apenas duas pequenas janelas com grades de pedra trabalhada.
A ponte é conhecida em todo o mundo como um dos principais símbolos da cidade e tem um nome que nos faz suspirar, sempre associado a uma bela história romântica, com base na qual os casais apaixonados que passassem de gôndola por baixo desta ponte ficariam enamorados para sempre… muito bonito, mas a origem dos suspiros é outra e bem diferente.
Ora, na verdade, a ponte liga o Palazzo Ducale à Prigioni Nove, o primeiro edifício em todo o mundo a ser construído para ser utilizado como prisão… e é essa utilização da ponte, como acesso entre um tribunal e uma prisão, que justifica o nome que lhe foi atribuído.
O nome de Ponte dos Suspiros nada tem nada a ver com juras de amor eterno, mas sim porque, segundo a lenda, em tempos remotos, quando os prisioneiros saíam da sala do tribunal, suspiravam sempre que atravessavam a ponte e espreitavam para o canal pelas pequenas janelas, numa ocasião que seria a última oportunidade para verem o mundo exterior, antes de serem encerrados nas masmorras do edifício das Nove Prisões, local onde iriam cumprir penas de prisão perpétua.

Carlos Prestes
Nenhum comentário:
Postar um comentário